Como escolher tomates

 Escolher  variedades de tomate  pode ser confuso porque existem tantas, então use nosso  Seletor de Tomate  para ajudá-lo a escolher a melhor para o seu jardim.

Nosso artigo “ Aprenda os termos do tomate ” explica alguns termos básicos (mas importantes) do tomate, como híbrido, indeterminado vs. determinado e VFN (resistência a doenças).



É uma boa ideia cultivar uma variedade de variedades, incluindo pelo menos um ou dois tipos resistentes a doenças, uma vez que, de todos os vegetais, os tomates tendem a ser os mais suscetíveis a doenças.

Como plantar e cuidar dos tomates

Os tomates são aquecidos; planta no final da primavera e início do verão, exceto na zona 10, onde são uma safra de outono e inverno.

Para começar a crescer, plante plantas iniciais em vez de sementes . Escolha  mudas de tomate da Bonnie Plants® , uma empresa que passou mais de 100 anos ajudando os jardineiros domésticos a cultivar seus melhores jardins.

Dedique um local ensolarado nobre ao cultivo de tomates. Os tomates precisam de pelo menos 6 a 8 horas de sol para realçar seus melhores sabores.

Você precisará estaquear, criar uma grade ou uma gaiola para a  maioria dos tomates para mantê-los fora do chão. Decida um plano de suporte antes de definir suas plantas e, em seguida, adicione esse suporte diretamente após o plantio.

Dê a cada planta espaço suficiente para crescer. Variedades robustas, com vinhas longas e indeterminadas com cerca de 3 pés de distância. Plantas mais resistentes podem ser cultivadas a 60 cm de distância. Melhorar a área de plantio, misturando em algumas polegadas de solo do jardim de alta qualidade, como idade compost enriquecido Miracle-Gro® Desempenho Organics ® All Purpose dentro do solo do solo , com a camada superior do solo existente. Se cultivar em recipientes, você precisará de pelo menos um pote de 24 polegadas para uma variedade indeterminada ou um pote de 18 polegadas para uma variedade determinada. Certifique-se de encher os recipientes com mistura de envasamento premium, como  Miracle-Gro® Performance Organics ® Container Mix , para melhor crescimento.

Os tomates absorvem os nutrientes melhor quando o pH do  solo  varia de 6,2 a 6,8, e eles precisam de um suprimento constante de nutrientes para as plantas, maiores e menores. Para fornecer os nutrientes necessários, misture um fertilizante de liberação contínua com cálcio, como  Miracle-Gro® Performance Organics® Edibles Plant Nutrition Granules , no solo enquanto prepara as covas de plantio. Continue alimentando durante a estação de crescimento conforme as instruções do rótulo. Isso ajudará a proteger as frutas da podridão do final das flores , um problema que pode ocorrer quando a planta não está recebendo cálcio suficiente.

Ao mesmo tempo, misture 7 a 10 cm de  composto , que fornecerá nutrientes menores e ajudará a reter a umidade e o fertilizante no solo até que as plantas precisem.

Para cultivar um tomate realmente forte,  recomendamos enterrar dois terços do caule durante o plantio.  Esta etapa crucial permitirá que a planta crie raízes ao longo do caule enterrado, para que sua planta fique mais forte e mais capaz de encontrar água durante a seca. Observe que este método de plantio profundo só funciona com tomates (e tomatillos), não com outros vegetais.

Imediatamente após o plantio, regue as mudas para ajudar a fixá-las.

Você pode combinar variedades de maturação rápida com técnicas especiais  de alongamento da estação  para cultivar uma safra precoce, mas espere até que a última geada tenha passado para plantar tomates da estação principal.

Cubra o solo com 2 a 4 polegadas de cobertura morta para minimizar ervas daninhas e ajudar a manter o solo uniformemente úmido. Palha e folhas desfiadas são ótimas coberturas para tomates.

Regue regularmente, visando pelo menos uma polegada de umidade por semana (através da chuva ou rega), mais no verão. Sinta o solo; se a polegada de cima estiver seca, é hora de regar.

Como solucionar problemas do tomate

À medida que o verão esquenta, alguns tomates têm dificuldade em dar frutos. Seja paciente e você começará a ver pequenos tomates verdes novamente quando as noites começarem a esfriar. Enquanto isso, colha tomates maduros para aliviar as plantas estressadas de seu pesado fardo. Se você mora em uma área na qual as temperaturas do verão são tipicamente na década de 90, certifique-se de escolher algumas variedades de tomate tolerantes ao calor, criados por sua capacidade de frutificar em altas temperaturas.

Se as secas de verão são comuns em sua área, ou você tende a esquecer de regar, use mangueiras de imersão, irrigação por gotejamento ou outras técnicas de combate à seca para ajudar a manter a umidade do solo. Isso não apenas ajudará a prevenir frutos quebrados , mas também ajudará a manter a podridão da extremidade da flor sob controle. (As flutuações de umidade podem reduzir a quantidade de cálcio que a planta é capaz de absorver, o que pode levar ao apodrecimento do final da flor).

O clima úmido cria condições ideais para doenças fúngicas como a pinta preta, que causa a formação de manchas escuras nas folhas inferiores. Certifique-se de remover todas as folhas com aparência pouco saudável ou doentes durante a temporada. A requeima é uma doença mais devastadora que mata as plantas rapidamente; a única maneira de controlá-lo é protegê-lo, borrifando as folhas com um fungicida aprovado, como clorotalonil ou cobre, e manter o jardim limpo de restos de plantas.

Você também vai querer ficar atento a pragas. No meio do verão, por exemplo, grandes lagartas verdes chamadas de lagarta do tomate comem a folha do tomate e às vezes danificam as frutas. Um ou dois hornworms podem tirar uma planta sem folhas em pouco tempo! Lide com as pragas assim que as detectar.

No final do verão, as plantas que começaram a produzir no início da temporada mostrarão sinais de exaustão. Com apenas um pouco de esforço, você pode estender a vida daqueles péssimos tomateiros podando folhas e galhos secos. Em seguida, faça o acompanhamento com alimentos líquidos para plantas e tratamentos para doenças das folhas ou insetos, se necessário.

Confira nosso artigo sobre Tomato Quirks para obter mais informações sobre solução de problemas

Crescer grande.  Gaste pouco.

Raízes da planta de tomate: cultivo de tomates, como cultivar tomates

Os tomates têm raízes longas, por isso é tão importante regar profundamente.

Mangueira de imersão em torno do tomate: cultivando tomates, como cultivar tomates

Uma mangueira rega bem um tomate e sem desperdícios. Cubra com cobertura morta quando estiver no lugar.

Como cultivar tomates em vasos: fileira de tomateiros crescendo em vasos

Se puder, escolha um local um tanto protegido do vento. Isso é especialmente útil se você estiver cultivando variedades indeterminadas (como a da extrema direita), que enviarão ramos longos em todas as direções.

Flores de tomate: cultivo de tomates, como cultivar tomates

As flores de tomate podem ser temperamentais. Se estiver muito frio (abaixo de 55 ° C) ou muito quente (acima de 90 ° C), as flores da maioria das variedades vão parar de plantar frutas até que a temperatura volte para o nível desejado.

Amadurecimento de tomates: cultivo de tomates, como cultivar tomates

Este cacho de tomates mostra vários estágios de amadurecimento. Os tomates amadurecem em cores diferentes, dependendo da variedade.

Como colher e armazenar tomates

À medida que os tomates começam a amadurecer, sua cor muda de um verde-médio vibrante para um tom mais claro, com um leve rubor rosa ou amarelo. Esses "breakers", ou tomates verdes maduros, podem ser picados em salsas, em conserva ou fritos na frigideira em um aperitivo crocante . No entanto, os sabores do tomate se tornam muito mais complexos à medida que as frutas amadurecem, então você tem um bom motivo para esperar. Os sinais exatos de maturação variam com a variedade, mas em geral, os tomates perfeitamente maduros mostram uma cor profunda, mas ainda assim parecem firmes quando pressionados suavemente.

Guarde os tomates colhidos em temperatura ambiente dentro de casa ou em um local com sombra do lado de fora. Nunca refrigerar os tomates, porque temperaturas abaixo de 55 ° fazem com que os preciosos compostos de sabor se quebrem.

As colheitas abundantes podem ser congeladas, enlatadas ou secas para uso futuro.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros